Ferramentas Pessoais
Acessar

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Navegação

O que é uma intranet?

Saiba o que é e quais são os objetivos de uma intranet.

A intranet é uma rede baseada em protocolos TCP / IP. Em outras palavras, trata-se de uma rede privada dentro de uma organização que está de acordo com os mesmos padrões da Internet, no entanto ela é acessível apenas por membros da organização, empregados ou terceiros com autorização de acesso. 

Assim como na própria Internet, as intranets são usadas para compartilhar informações. Intranets seguras são, sem dúvidas, o sistema com maior crescimento da Internet, porque é muito mais barato do que construir e gerir redes privadas virtuais baseadas em protocolos proprietários.

O principal objetivo de uma intranet é compartilhar informações sobre a organização e recursos de computação entre os utilizadores. Uma intranet também pode ser usada para facilitar o trabalho em grupo. As empresas podem enviar mensagens privadas através da rede pública, utilizando criptografia especial e outras medidas de segurança.

Normalmente, as grandes empresas permitem aos utilizadores dentro da sua intranet o acesso à Internet através de servidores de firewall que têm a função de selecionar as mensagens em ambas as direções de modo que a segurança da empresa seja preservada. Quando parte de uma intranet é acessível a clientes, parceiros, fornecedores ou outras pessoas fora da empresa, essa parte designa-se por extranet.

Uma intranet muitas vezes confunde-se com a Internet. Embora existam muitas semelhanças entre si, na realidade são duas coisas diferentes. Simplificando, a Internet é a World Wide Web global, enquanto uma intranet é uma Internet privada que opera dentro de uma organização.

O uso de uma intranet permite às empresas controlar o seu negócio mais facilmente e gerir os seus empregados com mais eficácia. Menos burocracia, maior produtividade, maior flexibilidade e versatilidade são outros benefícios que os utilizadores da intranet podem desfrutar. Tudo isto permite otimizar dois dos principais objetivos das empresas: a capacidade de poupar dinheiro e aumentar os lucros!