Resumo rápido:

  • Muitas pessoas escolhem Asana ou Jira para suas necessidades de gerenciamento de projetos.
  • Embora sejam comparáveis, não são iguais. Aqui está uma comparação detalhada para ajudá-lo a escolher a solução certa para o seu negócio.

Asana e Jira são dois dos sistemas mais populares de gerenciamento de projetos (PM) do mercado. Embora algumas pessoas ainda pensem no Jira apenas como uma ferramenta de desenvolvimento ágil, ele também oferece uma solução padrão de gerenciamento de projetos: o Jira Core.

A comparação desses sistemas de gerenciamento de projetos pode parecer entediante, por isso reunimos essa parte da comparação. Examinaremos essas soluções em paralelo, analisando suas características, experiência do usuário (UX), integrações e opções de suporte.

Se você já reduziu sua pesquisa para Asana vs. Jira, continue a ler. Caso contrário, use nossa Ferramenta de seleção de produtos para encontrar outras opções. Você também pode clicar no banner abaixo para receber uma lista curta e gratuita de recomendações de PM de nossos consultores especializados em tecnologia. Começar é fácil e leva menos de cinco minutos.

O que é o software de gerenciamento de projetos
É adequado para o seu negócio?

Tópicos

  1. Principais recursos do Asana e Jira
  2. Experiência do usuário (UX) no Asana vs. Jira
  3. Integrações oferecidas
  4. Opções de suporte disponíveis
  5. Solicite sua lista personalizada dos melhores softwares de MP [19659015] Principais recursos do Asana vs. Jira

      Capturas de tela comparando os recursos de rastreamento de problemas no Asana vs. Jira

    Em termos de características, Asana e Jira são muito semelhantes. Ambas são soluções baseadas na nuvem que oferecem ferramentas padrão de gerenciamento de projetos.

    Por exemplo, Asana e Jira organizam tarefas pendentes em listas de tarefas que podem ser exibidas nos quadros e fluxos de trabalho Kanban. As tarefas nos dois sistemas suportam a adição de detalhes, anexos, atribuições, datas de vencimento e comentários com @ menções. Ambas as soluções também oferecem recursos avançados, como dependências de tarefas.

    O básico é mais ou menos o mesmo em Asana vs. Jira, mas existem três grandes diferenças:

    • implementação de host local
    • gerenciamento de portfólio de projetos (PPM) [19659003] exibição de calendário

    Atualmente, o Asana é o único dos dois que oferece uma ferramenta PPM e Uma visualização do calendário Jira não oferece uma exibição de calendário para listas de tarefas, mas oferece uma ferramenta separada para o gerenciamento de portfólio de projetos. O Jira também oferece aos usuários a opção de escolher entre alguns planos baseados na nuvem do Jira Core ou hospedar o software em servidores privados.

    Essas diferenças podem não importar muito se você preferir um software baseado em nuvem e se não puder fazê-lo. Algumas opções de exibição adicionais. Mas se você precisar de um sistema de gerenciamento de projetos mais capaz de mostrar o cenário geral, é mais provável que o Asana marque todas as suas caixas.

    Experiência do usuário (UX) em Asana vs. Jira

    Voltar à lista de tópicos ↑
      Capturas de tela mostrando as diferenças na experiência do usuário (UX) entre Asana e Jira.

    Se o UX é uma prioridade para você, não se preocupe, tanto o Asana quanto o Jira têm excelentes interfaces de usuário (UI) que facilitam a navegação nos projetos e a manutenção dos trilhos. Dito isto, Jira tem uma pequena vantagem sobre o Asana no que diz respeito à experiência do usuário.

    Jira é sobre manter as coisas simples. Embora isso signifique que o Asana oferece alguns sinos e assobios mais do que o Jira, essa abordagem é benéfica para o Jira em termos de UX. Navegar em Jira é rápido e fácil. O sistema mostra apenas os ícones de seção mais importantes na barra lateral esquerda e todos os elementos na tela têm espaço suficiente para respirar. Se você deseja adicionar mais seções de navegação à barra lateral esquerda, o Jira também permite personalizar sua área de trabalho.

    Isso não significa que o Asana ofereça uma experiência ruim ao usuário, é simplesmente diferente. Ao trabalhar em Asana, você notará muitos outros botões de navegação na barra lateral esquerda do que vê em Jira. O Asana também mostra uma pequena lista de relatórios salvos, uma opção para alternar entre equipes e uma lista de seus projetos.

    Isso é bom para organizações maiores, nas quais você pode estar envolvido em vários projetos com equipes diferentes, mas para empresas menores ou para pessoas que geralmente trabalham com o mesmo grupo de pessoas em um projeto por vez, pode ser esmagador.

    Integrações oferecidas

    Voltar à lista de tópicos ↑
      Capturas de tela do diretório de aplicativos Asana e do mercado Jira Atlassian.

    Asana e Jira oferecem uma lista impressionante de integrações. Para o Asana, você pode procurar aplicativos no Diretório de aplicativos do Asana e, para Jira, pode encontrar aplicativos no Atlassian Marketplace.

    Você encontrará integrações para sistemas de gerenciamento de documentos como Google Drive e Dropbox em Asana e Jira, mas a Asana oferece uma seleção melhor de integrações de uso geral. Isso inclui aplicativos como Adobe Creative Cloud, Microsoft Teams, Slack, MailChimp e Salesforce.

    Atualmente, existem mais de 950 aplicativos para Jira no Atlassian Marketplace, mas eles tendem a ser mais especializados e orientados para o desenvolvimento de software. Você ainda encontrará aplicativos como Adobe Creative Cloud, Slack e Salesforce, mas espera ver mais aplicativos como GitHub, Zephyr e outras ferramentas normalmente associadas ao desenvolvimento ágil. Jira também se integra perfeitamente a outras ferramentas da Atlassian, como Confluence e Bitbucket.

    Opções de suporte disponíveis

    Voltar à lista de tópicos ↑

    Como a maioria dos sistemas de gerenciamento de projetos, Asana e Jira oferecem diferentes níveis de suporte e velocidade de resposta com base no plano que escolher A variedade de suporte oferecido começa com fóruns da comunidade e recursos da base de conhecimento para planos com preços mais baixos e termina com respostas rápidas das equipes de sucesso dos clientes de ambas as empresas.

    O Asana divide o nível de seu suporte em quatro níveis de preços diferentes. Jira adota uma abordagem semelhante, exceto que Jira usa um modelo progressivo de precificação, o que significa que ela paga apenas pelo número de usuários em sua organização.

    Dentro deste modelo progressivo de precificação, a Jira oferece seu software em nuvem em dois níveis: Standard e Premium. Uma assinatura Premium oferece um SLA (99,9% de tempo de atividade garantido) e acesso ao Suporte Premium 24/7. Para empresas que optam por hospedar o Jira em seus próprios servidores, o Jira oferece manutenção de software livre dentro de seu primeiro ano. Essa manutenção inclui patches de segurança, correções críticas de erros, acesso ao equipamento de suporte e muito mais.

    Solicite sua lista personalizada do melhor software de MP

    Voltar à lista de tópicos ↑

    Depois de tudo o que foi dito e feito, é difícil dar errado com Asana ou Jira. Mas se você ainda não está convencido de que essas são as ferramentas certas, entre em contato conosco ou use nossa Ferramenta de seleção de produtos para comparar outros fornecedores. Enviaremos a você uma lista curta e descomplicada do melhor software de gerenciamento de projetos para suas necessidades. É fácil iniciar e leva menos de cinco minutos.

    A publicação Asana vs. Jira: Uma comparação de dois poderosos sistemas de gerenciamento de projetos apareceu pela primeira vez no TechnologyAdvice.

Comments are closed.