Uma coisa que preocupa qualquer empresa e seus administradores é a Inadimplência.

A inadimplência se trata do não pagamento de uma conta ou dívida, ou seja, quando o cliente compra algo da empresa, mas não realiza o pagamento.

Além disso, essa situação pode gerar muita dor de cabeça, principalmente se não for contornada, pois, vira uma bola de neve.

Desse modo, considerando a crise econômica que o país passa e o índice alto de desemprego, a inadimplência tem afetado pessoas físicas e jurídicas.

Mas, para reverter essa situação ou sequer deixar ela se alastrar, nós separamos algumas dicas. Confira.

Realize análises de crédito do cliente

Empresas bem-sucedidas são flexíveis quanto às alternativas de pagamento, especialmente quando a linha é cartão de crédito, para facilitar a vida do consumidor e auxiliar na compra.

Desse modo, se o processo para pagar a compra é muito rígido, o cliente pode desistir de comprar.

Nesse sentido, surgem as análises de crédito que facilitam para os consumidores, e evitam a Inadimplência nas empresas.

Além disso, a análise de crédito auxilia na verificação da propensão do cliente a Inadimplência, e a conhecer melhor seu cliente.

Para isso, a empresa poderá consultar a situação do cliente em órgãos de proteção ao crédito como o Serasa e SPC.

Esses órgãos monitoram a vida financeira de pessoas físicas e jurídicas, e com base em seus comportamentos financeiros emitem uma pontuação.

Essa pontuação tem a capacidade de prever a probabilidade do cliente entrar em Inadimplência,  e se for alta, a empresa deve evitar conceder parcelamento.

No entanto, não basei a capacidade de seu cliente pagar suas contas apenas por essa pontuação, ela é rápida e simples, mas não é a única forma.

Juros e descontos

Dois pontos importantes para se considerar em sua empresa são os juros e os descontos.

Os juros seria uma estratégia para evitar a Inadimplência e os descontos uma estratégia para recompensar quem paga em dias.

Desse modo, analise o código do consumidor para ver quais juros você pode incluir em seus produtos ou serviços.

Ademais, também é importante que você consulte seu contador, para cobrar juros com base em sua área de atuação.

Além disso, os descontos também devem considerar os que são dados na área, e com base em sua área de trabalho, por isso também consulte seu contador.

Voltando aos juros, eles auxiliam na evitação de inadimplência, visto que ajuda a lembrar os consumidores, afinal ninguém quer pagar juros.

Monitore os pagamentos dos clientes frequentemente

Quando uma compra for fechada para o cliente com bons comportamentos financeiros e um ótimo histórico e pontuação, continue a monitorar seus pagamentos.

Dessa forma, acompanhar o pagamento das dívidas dos clientes diariamente é o mais indicado para evitar a Inadimplência.

Ou seja, eu monitoro os pagamentos do meu cliente e se há algum comportamento de probabilidade de Inadimplência, é possível tomar atitudes para não chegar a isso.

Além disso, as melhores resoluções de problemas ocorrem quando esses problemas são encontrados previamente.

Por isso, ao fechar o caixa no final do dia, analise como anda os pagamentos de seus clientes, se algum está em aberto.

Entretanto, lembre-se que atrasos de pagamento não quer dizer que vai se tornar  Inadimplência, até porque a fatores externos como esquecimento.

Você precisa estar atento se há acúmulo de atrasos em um prazo de 30 dias, porque isso pode gerar um grande problema.

Determine uma política de pagamento clara

É preciso definir uma política de pagamento clara, assim a equipe de vendas seguirá regras bem estabelecidas nas vendas.

Desse modo a política de pagamentos, como forma de evitar a Inadimplência deve ter alguns elementos.

Esses elementos são as formas de pagamento, boleto, cartão; número máximo de prestações aceitas; data pré-estabelecida para pagamento de entrada.

E o mais importante é definir apenas pagamento a vista ou no cartão para clientes que possuem restrições.

Aceite diferentes bandeiras de cartão de crédito

O cartão de crédito sem dúvidas é um dos meios de pagamentos mais utilizados por consumidores.

Mas também, é uma das formas de pagamentos preferidas de lojistas e empresas, porque uma Inadimplência é da administradora do cartão, não da empresa.

Por isso, em sua loja você deve aceitar diferentes bandeiras de cartão, para que os clientes tenham opções.

Mas não só isso, a empresa estará garantindo que mais clientes comprem, e a segurança financeira de seu negócio.

Emita notificações de vencimento

As causas de inadimplência podem ser diversas, como a falta de organização financeira ou esquecimento.

Por isso, ao se antecipar enviando notificações de vencimento da conta, você dá um prazo maior para que  o cliente se organize financeiramente.

Mas também, evita que o cliente esqueça de quitar sua dívida.

Além disso, ainda sim, pode ocorrer pagamentos e não pagamentos, e nessas situações é preciso agir com cautela.

Dessa forma, será preciso montar uma infraestrutura de cobrança, lidando com cautela para não perder clientes importantes.

Por isso, o método de cobrança deve ser escolhido com cuidado, sempre tentando preservar as ligações envolvidas.

Então, você pode ter um sistema automatizado para enviar notificações aos seus clientes, e no dia do vencimento envie um SMS lembrando.

Elas podem ser utilizadas em qualquer empresa, e são as melhores formas de evitar a inadimplência.

Emita contratos e notas fiscais

Contratos são respaldos para disputas judiciais que podem vir a ocorrer devido a cobranças as clientes.

Desse modo, além de emitir notas fiscais, em algumas situações também é viável emitir contratos.

Assim o registro da transação comercial é levada a um nível mais profundo.

Além disso, ao dizer que em situações de Inadimplência, medidas cabíveis serão tomadas, a empresa está gerando um alerta da mente de seu cliente.

Como resultado, o cliente terá um esforço maior para pagar suas contas e não ficar inadimplente.

Realize um ótimo pós-venda

O pós-venda, significa tudo que vem após a venda, e se engana que é importante é só realizar a venda.

Nesse sentido, o pós-venda mantém um contato com o cliente, compreendendo suas necessidades e dores.

E se torna um aliado conta a Inadimplência, porque torna o compromisso assumido pelo cliente quanto ao pagamento mais forte.

Desse modo, quando o comprador vê valor no que a empresa está entregando, beneficia a organização.

Comments are closed.