Você já se sentiu sobrecarregado com a quantidade de leitura? Você já teve problemas para se manter focado e motivado durante a leitura? Você às vezes tem dificuldade para entender e lembrar o que lê?

Nesse caso, você não está sozinho. Muitas pessoas lutam com essas coisas porque a leitura para concurso militar pode ser desafiadora, demorada e muito mais rigorosa no entanto, com algumas estratégias eficazes, você pode tornar seu tempo de leitura significativo, focado e produtivo.

Vamos as 4 dicas para compreensão de leitura para facilitar na hora de estudar.

Leitura ativa

Pesquisas mostram que você retém mais quando se envolve e interage ativamente com os textos, em vez de simplesmente ler e reler sem um propósito claro.

Muitos alunos podem se identificar com o tipo de leitura que envolve copiar páginas de anotações palavra por palavra do texto ou simplesmente percorrer as páginas sem realmente lê-las ou interagir.

Embora essas duas abordagens estejam em extremos opostos do espectro, nenhuma delas envolve seu cérebro de uma forma que uma compreensão e retenção profundas.

A leitura ativa envolve seu cérebro em estratégias eficazes que o forçam a interagir com o texto antes, durante e depois da leitura e que o ajudam a avaliar melhor o que você está (e não está) aprendendo.

Antes de ler

Embora muitos alunos não pensem nessa etapa, interagir com um texto antes da leitura pode aumentar de maneira crucial sua compreensão e retenção.

Conheça o seu propósito

Sim, você está lendo porque seu professor lhe disse para fazer isso, mas há mais do que isso.

O que você deverá fazer com as informações coletadas em sua tarefa de leitura? Ler como preparação para um exame de múltipla escolha requer uma atenção maior aos detalhes (pense em palavras-chave, definições, datas e conceitos e exemplos específicos) do que ler para se preparar para uma discussão ou para escrever um ensaio (pense nos pontos principais e relações).

Considere o propósito de sua leitura e o que você precisa ser capaz de entender, saber ou fazer depois de ler. Mantenha esse propósito em mente ao ler.

Integrar conhecimento prévio

Você já sabe muito; por que não ajudar a si mesmo?

Antes de visualizar o texto, determine o que você já sabe sobre o material que vai ler.

Pense em como a leitura se relaciona com outros tópicos do curso e pergunte por que seu professor pode ter atribuído o texto.

Identifique experiências pessoais ou conhecimentos de segunda mão relacionados ao tópico. Faça uma lista do que deseja saber sobre o texto ou das perguntas que deseja tentar responder durante a leitura.

Visualize o texto

Não pule de uma vez.

Dê ao texto uma visão inicial, observando títulos, diagramas, tabelas, imagens, palavras em negrito, resumos e questões-chave. Considere a leitura de introduções e conclusões para reunir as ideias principais.

Depois de visualizar, preveja sobre o que será a seção ou capítulo e quais serão os conceitos principais.

Decida se e como ler em uma tela

Especialmente se você estiver fazendo cursos online ou estudando remotamente, alguns dos materiais do seu curso podem estar em formato digital, como artigos de periódicos online ou livros eletrônicos.

Antes de ler, decida se sua leitura é algo que você poderia e gostaria de imprimir. Às vezes, é mais fácil entender o conteúdo quando está no papel. Se esta não for a sua preferência ou não for uma opção, dê prioridade ainda maior aos intervalos de leitura, considere ajustar a tela e seja estratégico quanto à hora do dia em que está lendo para evitar cansaço visual ou dores de cabeça.

Enquanto lê

Manter o cérebro ativo e engajado enquanto você lê diminui as distrações, o divagar e a confusão. Experimente algumas dessas estratégias para se manter focado no texto e engajado em um pensamento crítico sobre o texto enquanto lê.

A única pessoa que pode ter certeza de que você está envolvido durante a leitura é você!

Se você consegue pensar no que vai comer no jantar ou no que vai acontecer a seguir naquela série que você adora, você não está mais prestando atenção!

Assim que você perceber que sua mente está vagando, PARE e considere suas necessidades. Você precisa de uma pausa? Você precisa de uma maneira mais ativa de se envolver com o texto? Você precisa de ruído ou movimento de fundo? Você precisa ouvir o texto em voz alta? Que tal uma mudança de ambiente? Antes de retomar, resuma a última parte do texto que você lembra para ter certeza de que sabe o ponto de partida apropriado.

Depois de ler pequenas seções de texto (alguns parágrafos, uma página ou um pedaço de texto separado por um título ou subtítulo), resuma os pontos principais e dois ou três detalhes-chave com suas próprias palavras. Esses resumos podem servir de base para suas anotações durante a leitura.

Depois de ler

Aqui estão algumas maneiras de verificar sua compreensão de leitura.

Tente fazer uma “referência cruzada” das informações que você leu com textos mais simples sobre o mesmo assunto e discutir suas lições com os colegas.

Se você e seus colegas variam muito em seus argumentos, volte ao texto para ver se a apresentação de evidências pode explicar essas discrepâncias. Algumas questões-chave:

  • Existem várias “respostas” possíveis aqui?
  • Existe um ponto cego em seu conhecimento sobre o assunto?
  • A linguagem do texto é muito difícil ou confusa?
  • As fontes diferentes no mesmo tópico usam uma linguagem consistente ou estão usando uma linguagem diferente para discutir coisas iguais ou semelhantes?

Mostre o que você sabe

  • Crie um esboço do texto de memória, começando com os pontos principais e trabalhando em detalhes, deixando lacunas quando necessário para voltar ao texto para fatos ou outras coisas que você não consegue lembrar.
  • Discuta o material com um amigo ou colega de classe.
  • Ligue para um membro da família e ensine-lhe o que você sabe agora.
  • Despejo de cérebro: anote tudo o que você lembra da leitura em 5 minutos.
  • Faça a si mesmo perguntas críticas sobre a leitura e responda a essas perguntas em um formato cronometrado.
  • Identifique os conceitos importantes da leitura e forneça exemplos e não exemplos de cada conceito.
  • Crie um mapa conceitual de memória para ilustrar seu aprendizado com a leitura atribuída.
  • Faça capturas de tela de textos digitais como ponto de partida para anotações ou anotações de aula.

Investigar mais

Se alguma informação permanecer obscura, localize outros recursos relacionados ao tópico, como uma fonte de vídeo confiável ou um guia de estudo baseado na web. Ainda tem perguntas que não consegue responder sozinho? Anote-os para perguntar a um professor ou colega de classe.

Auto teste

  • Crie flashcards ou um esboço para os principais conceitos, termos, datas, etc. no texto.
  • Use os flashcards ou esboço para testar a si mesmo sobre o que você leu e ver o quanto você se lembra e pode explicar corretamente.
  • Cubra as respostas ou explicações e não as leia antes de já ter respondido ou explicado com suas próprias palavras.
  • Pause os vídeos periodicamente e use seu próprio conhecimento para fornecer uma resposta ou prever para onde o vídeo está indo. Em seguida, clique em reproduzir para ver se você está no caminho certo.

O autoteste dessa forma o ajudará a sintetizar e refletir sobre as informações e recuperá-las melhor no futuro.

Conclusão

Com essas 4 dicas para compreensão da leitura vai ficar mais fácil na hora de ler aquele texto, livros ou estudar para concursos militares.

Gostou das dicas ou tem alguma sugestão de tema? Deixem aqui nos comentários.

Comments are closed.